Poucas mulheres se preocupam realmente em como o corpo vai ficar após o parto quando ainda estão no período gestacional, na verdade, há tanto para curtir sobre esse momento tão especial na vida de sua vida que isso não se torna uma prioridade. Sim, a barriguinha vai crescer, e ela precisa crescer para dar espaço para seu bebe se desenvolver com saúde dentro de você. Algumas mulheres querem não engordar e pensam em fazer dietas para isso, outras já pensam que a grávida precisa comer por dois! E quem está certa?! Nenhuma das duas! Como tudo na vida o importante é o equilíbrio. você não pode fazer dieta na gestação pois seu bebe precisa de nutrientes para se desenvolver. Uma vez que você faz uma dieta muito restritiva isso pode interferir no ganho de peso do seu bebe e acabar interferindo na sua saúde. Ao mesmo tempo, comer por dois vai provocar um ganho de peso excessivo, aumentando sua chances de desenvolver diabetes e hipertensão gestacional, também sendo prejudicial para você e seu bebe. Por isso, é muito importante você ter um acompanhamento com nutricionista especializada em obstetrícia, assim ela vai te prescrever uma dieta balanceada rica em nutrientes e vitaminas essenciais para uma gestação saudável.
Voltando a falar da barriguinha, sim, ela vai crescer! O útero vai se expandir com o crescimento do bebe e todos os seus órgãos vão mudar de posição a fim de acomodar a pequena sementinha que evolui aos poucos dentro de você. Os músculos abdominais se esticam e movimentam-se para os lados, a pele segue o movimento dos órgãos e se amplia devagarinho para comportar a nova vida, a famosa DIÁSTASE do reto abdominal surge. E o que fazer com isso?!
Pode parecer um processo aterrorizante a princípio, e é inevitável sentir um certo receio de que seu corpo nunca mais volte ao normal. Mas vamos aos pouquinhos acalmar seu coração porque tudo vai dar certo! Muitas me perguntam na gestação: Pri, como fazer para não ter a diástase?! A primeira coisa que você precisa saber é que a diástase é fisiológica na gestação, não podemos prevenir seu aparecimento mas podemos prevenir seu agravamento!! Seguem algumas dicas para vocês realizarem durante a gestação pra cuidar dessa barriguinha!
1- Procure se movimentar de maneira consciente. Vire de lado para deitar e levantar da cama.
2- Evite exercícios abdominais convencionais- aqueles em que você faz a flexão do corpo para frente. Na realidade, foque em exercícios de estabilização, você não deve fazer exercícios onde perceba sua barriga ir para fora. Isso indica que está fazendo o exercício de maneira incorreta ou que ele está muito intenso.
3- Sustente seu abdome ao longo do dia, principalmente ao realizar esforços, como se tivesse abraçando suavemente seu bebe em seu ventre. Você deve ativar o transverso do abdome de maneira suave para prevenir o agravamento da diástase e manter uma boa postura. Lembre-se que não é só murchar a barriga e sim sustentar seu corpo como um todo em relação a gravidade. Acredite, alem de estar cuidando do abdome, assim você também vai reduzir dores nas costas!
4- Faça exercícios sob orientação de um profissional especializado.
5- Busque uma alimentação saudável para evitar ganho de peso excessivo.
6- capriche na ingestão de água para se manter hidratada
7- Use cremes hidratantes na barriga, na lateral do quadril, e seios (sem passar nos mamilos), prescritos por um dermatologista, para prevenir estrias.
Depois que o bebe nascer você vai ter a sensação de que todos os órgãos estão soltos dentro de você! Fique tranquila que isso vai passar! Lembre seus órgãos mudaram de lugar para dar espaço para seu bebe crescer, e agora eles se reorganizarão novamente!
Geralmente vocês me perguntam: devo ou não usar cinta?! O ideal é você usar calcinhas altas, que vão até abaixo dos seios com média compressão. A cinta não é indicada pois acaba sobrecarregando seu assoalho pélvico, devido ao aumento de pressão. Além disso, uma vez que você está usando a cinta você relaxa seu abdome e ele fica ainda mais enfraquecido!
Separei novamente algumas dicas para você no pós-parto:
1- Lembre de manter uma boa postura! Sei que com as demandas do pos-parto pensar na postura parece loucura, porém isso vai fazer toda a diferença para recuperar o seu abdome. Cole adesivos pela casa em locais estratégicos para você usar como lembrete! Quando estiver usando as calcinhas altas lembre de sustentar também o seu abdome!
2- Antes de iniciar uma atividade física marque uma avaliação com fisioterapeuta para avaliar sua diástase do reto abdominal e te dar orientação quanto a boa postura e correta ativação do abdome.
3- Inicie uma atividade física com consciência e orientação. Lembre que seu abdome está distendido e perdeu força. Antes de começar a trabalhar os músculos mais superficiais como o reto abdominal, é de extrema importância focar em músculos estabilizadores como transverso do abdome e assoalho pélvico.
5- Adote uma rotina alimentar saudável! A amamentação requer um grande gasto calórico, você precisa se manter hidratada e bem alimentada.
Pratique atividade física e adote uma rotina saudável da gestação ao pós-parto
Durante a gravidez, é altamente recomendado que a mulher se mantenha ativa, realizando exercícios de no mínimo 30 minutos, 3x/semana, desde que não haja nenhuma contra-indicação médica. Além de ajudar a manter uma boa postura, aliviando dores e desconfortos, vai ajudar você a se preparar para o parto e se recuperar mais rapidamente no pos-parto.
No pós-parto, a amamentação irá ajudá-la a perder alguns quilinhos extras, isso mesmo, amamentar queima calorias. Além de manter o seu bebê saudável, você estará consumindo um pouco daquilo que ganhou durante a gravidez. Mas não pense que só isso é suficiente para perder a barriguinha, as atividades físicas não devem ser deixadas de lado depois do nascimento do bebê. Você precisa se cuidar para poder ter disposição para cuidar do seu bebe!
Não deixe de se exercitar
Sugiro que você tire uma hora do seu dia para praticar uma caminhada, ou quem sabe alguma atividade aeróbica enquanto o bebê dorme. Apesar do cansaço inicial devido a rotina muitas vezes exaustiva com essa prática você vai se sentir mais disposta e animada! Mas fique atento! Em casos de parto normal, o médico geralmente libera exercícios entre duas e quatro semanas após o parto, mas em casos de cesárea, pode ser necessário pode variar entre sessenta a noventa dias para realizar esforços mais atenuantes. Com isso, após a liberação médica inicie com exercícios mais leves e bem orientados. Opte pela atividade que lhe dará mais prazer, seja Pilates, Yoga, hidroginástica ou musculação. O LPF também é uma excelente alternativa, tanto para ser feito isoladamente quanto para agregar na prática de alguma atividade física.
A sigla LPF significa Low Pressure Fitness, ginástica de hipopressão. No início a técnica ficou famosa por ser conhecida como método da “barriga negativa” porém hoje já sabemos que seus benefícios vão muito além como, melhora da postura, melhora da constipação, perdas urinárias, alívio das dores na coluna. A técnica se baseia no exercício do yoga Uddiyanna Bandha, porém tem conceitos agregados do streching miofascial, reeducação postural e respiratória e neurodinâmica. O método não se resume a fazer um vácuo, murchando a barriga. Existe por trás da técnica um conceito de alinhamento e tensigrade miofascial para que você consiga reorganizar o seu corpo e a sua postura. No pós parto esta é uma excelente alternativa, pois seus órgão agora precisam voltar para o lugar e seu assoalho pélvico ficou sobrecarregado com o peso extra do bebe. A técnica vai fazer bem para seu abdome, para seu assoalho pélvico e sua postura de maneira geral! Além de reduzir as dores, também vai ajudar a reduzir a ansiedade promovendo saúde e bem-estar.
Da gravidez ao pós-parto seu corpo e mente vão sofrer grandes transformações, o importante é que você respeite seu tempo, seu momento e se sinta plena nesta fase de sua vida, sem tantas auto-cobranças. Independente do tamanho da barriga procure se sentir bem consigo, física e emocionalmente falando! Crie estratégias para mudar o que não lhe agrada no momento. Conte com apoio de profissionais, familiares e amigos para te ajudar a ter uma gestação e pós-parto saudáveis.
0 comentários