Quais os sintomas da gravidez e qual o tempo de duração?

Estou grávida e agora?! Se você é mamãe de primeira viagem com certeza já tem um milhão de dúvidas em sua mente! Será que está tudo bem com meu bebe? Posso fazer que tipo de exercício? posso ter relação sexual? Que tipo de parto vou ter? Neste momento você passa a ser o mundo de alguém e grandes transformações vão acontecer ao longo dessas 40 semanas! Listei alguns dos  principais sintomas que a maioria das gravidinhas sentem para que você se sinta tranquila caso eles apareçam!

Photo by Suhyeon Choi on Unsplash

Ainda com o bebe em sua barriga, você já se depara com mudanças profundas no seu dia-a-dia, na sua forma de pensar e no seu corpo. a PArtir do momento que ocorre a fecundação como dizer que é como se acontecesse um “BIG-BANG” dentro do corpo  da mulher! Uma série de hormônios são liberados para garantir o desenvolvimento desta nova vida, do seu filho!! Os principais hormônios que vão ser responsáveis pela maioria dos sintomas são progesterona, estrogênio e relaxina! Lembre que cada gestação é única, cada bebê também é único.  A mesma mulher tem gestações completamente diferentes. Imagine mulheres diferentes?! Então, saiba que você não precisa sentir todos sintomas que iremos descrever, e se sentir, também fique tranquila porque  pode fazer parte! Eles vão variar em tempo e intensidade a depender do seu corpo, hábitos de vida e forma de viver a vida! 

 É inegável que alguns sintomas físicos da gravidez em algum momento atingem a maioria das mulheres.  E caso você seja uma mamãe precavida, trago a você os sintomas mais comuns e qual a duração média de cada um deles para que você já vá se preparando para o que está por vir. O surgimento dos primeiros sintomas não possui um período certo e tende variar bastante de mulher para mulher, mas em geral eles podem ser mais facilmente observados a partir da quinta ou da sexta semana, no entanto, isso não é uma regra.

Primeiro trimestre:

Mamas doloridas e enjoos

A partir da segunda semana de gestação, a mulher já começa a sentir as mamas um pouco mais sensíveis ao toque, algo semelhante a dor pré-menstrual, é nesse estágio também que começa a surgir a repulsa por odores mais fortes, por isso, evite perfumes fortes e peça para que as pessoas mais próximas em seu convívio que façam o mesmo! ainda podem ocorrer  as constantes oscilações no humor, você ficará mais sensível e  com menos paciência! E o que fazer com essas emoções?! Respeitá-las e sempre que possível procure dialogar para expressar seu ponto de vista e ouvir o ponto de vista do outro.

A partir da quarta semana já começam os indesejados enjoos a todo momento e possíveis  vômitos. Os enjoos geralmente chegam ao acordar ou ao sentir odores fortes, em todo caso eles tendem a cessar dentre a oitava e a décima segunda semana da gestação, então não se desespere, essa que pode ser a pior fase para algumas mulheres não dura tanto tempo, no fim do primeiro trimestre eles já começam a dispersar. Se você estiver vomitando muito, fique atenta porque a falta de nutrientes associada a redução da pressão arterial pode deixar voce se sentindo mais letárgica. Isso pode ser facilmente resolvido com uma dieta balanceada prescrita por um bom nutricionista especializado na área  e/ou com a ajuda de algumas vitaminas prescritas pelo obstetra. 

Cansaço constante e sonolência

Mesmo que você não esteja fazendo nada, o cansaço e a sensação de sonolência estão presentes na maioria das vezes nessa fase inicial!  Lembre-se, seu corpo está trabalhando por 2, 3 ou mais indivíduos agora! Há um alto gasto calórico  para gerar esta nova vida, não há motivo para se preocupar, respeite seu corpo e procure descansar sempre que possível. Acredite: isso vai passar! 

Vontade de urinar frequente

Com a chegada da quinta semana de gestação a frequência para urinar aumenta drasticamente, isso acontece devido ao hormônio HCG que é responsável pelo aumento do fluxo sanguíneo para os rins, chegando a aumentar cerca de 25% a produção de urina após a concepção. Após as 16 semanas esse fluxo geralmente se estabiliza, entretanto à medida que a barriguinha vai crescendo a sensação de bexiga cheia se torna frequente, e você acaba indo ao banheiro várias vezes para fazer algumas gotinhas de xixi!  O crescimento do feto no útero pressiona a bexiga para frente, sobrando menos espaço para o órgão. Esse sintoma, ao contrário dos outros, não passará até o nascimento do bebê, ele tende a durar até o final da gravidez e a frequência de idas ao banheiro só tende a aumentar com o tempo.

Atenção, não reduza a ingestão de água para fazer menos xixi, pois durante a gravidez  você e seu bebe precisam se manter hidratados! Você pode diminuir um pouco a ingesta de líquido algumas horas antes de dormir, evitando algumas bebidas diuréticas para que você não fique levantando para fazer xixi toda hora, como chás e café. 

Se você sentir uma pressão constante em baixo ventre, no “pé da barriga”, associado ou não a dor ou ardor ao urinar, descarte a possibilidade de infecção urinária junto com seu obstetra. Muitas vezes na gestação essa patologia é silenciosa, se comportando diferente do que quando não estamos grávidas! Precisamos ter atenção pois a infecção urinária na gestação é um fator de risco para trabalho de parto prematuro. 

último ponto e não menos importante, perder xixi apesar de ser comum entre as gestante nao ‘e normal!! independe da situação ou quantidade de xixi que perdeu! Isso indica que seus músculos do assoalho pélvico precisam ser avaliados! Procure um fisioterapeuta pélvico especializado para te avaliar. 

Pele oleosa, manchas escuras, as temidas espinhas e estrias

Devido à mudança de hormônios, principalmente o hormônio melanocítico estimulante, o estrógeno e a progesterona podem ocorrer alterações  na pele como surgimento de espinhas, manchas e aumento da oleosidade. As axilas e virilhas geralmente ficam escurecidas, surge a famosa linha nigra no meio da barriga e as manchas escuras no rosto (melasma) incomodam a maioria das gestantes.  Como existem restrições em relação ao uso de alguns cremes na gestação o ideal é que você procure um médico dermatologista para que possa te orientar. O uso de protetor solar diário também vai ser seu grande aliado.  Tais sintomas são um tanto persistentes e tendem a durar até alguns meses  depois da gestação, mas aos poucos o seu corpo se auto regulará normalmente e os níveis de hormônios voltarão ao normal e os sintomas desaparecerão. 

Em relacao ao aparecimento das estrias elas vão variar de acordo com sua genética e a capacidade da sua pele de elastecer!  A incidência maior é que elas surjam na primeira gestação, e vão ficando visíveis à medida que a barriga vai crescendo. isso acontece devido ao rompimento de fibras elásticas e colágenas quando não hidratadas.  O tratamento estético durante a gestação deve ser prescrito por um dermatologista especialista, uma vez que existem medicamentos que são contra-indicados. 

Prisão de ventre

Outro sintoma comum é a prisão de ventre. Muitas grávidas reclamam desse sintoma impertinente que as afeta durante todo o período gestacional, que é absolutamente normal, já que o crescimento da criança no útero  junto com a ação da progesterona tendem a limitar os movimentos intestinais.

Quanto tempo dura? Aí vai depender de que você utilize de alguns métodos para aliviar esse probleminha. Opte por adotar um estilo de vida saudável! A prática de exercícios físicos associada a uma dieta equilibrada e ingestão de água adequada vão fazer toda a diferença. Além disso, busque um posicionamento correto na hora de evacuar, seus joelhos devem estar elevados acima do quadril e o tronco levemente inclinado para frente (uso um suporte para para apoiar os pés e achar a posição ideal),  crie uma rotina para ir ao banheiro após as refeições, evite fazer força na hora de evacuar, apenas respire e relaxe a musculatura.

Dores no corpo para se movimentar

À medida que a barriguinha vai crescendo, seu centro de gravidade vai se deslocando para frente e o seu corpo precisa se adaptar a esta nova demanda. Além desse pesinho extra, seu corpo está sob efeito do estrogênio e relaxina, para que sua pelve se abra no momento do parto, esses hormônios acabam sendo responsáveis pela instabilidade ligamentar ao longo da gestação. Desta maneira, quando você se movimenta incorretamente ou passa longos períodos em uma mesma posição, dores nas costas, no quadril ou no ossinho da piriquita (púbis) acabam surgindo. Apesar de ser uma queixa comum entre as gestantes, isso não é normal. Você não deve sentir dor durante a gestação, e tomar remédios não será a solução, uma vez que você estará tratando apenas os sintomas e não a causa raiz do problema. Para aliviar, prevenir e tratar essas dores, é importante cuidar da postura e se movimentar de maneira consciente.  Procure uma atividade física com um profissional especializado na área para se manter ativa e saudável.  Busque um fisioterapeuta que possa liberar as tensões e reequilibrar seu corpo, cuidando da sua postura e movimento. 

Ao longo desta jornada diversos sintomas vão aparecer e desaparecer. O mais importante é que nenhum deles seja capaz de interferir na sua alegria de gestar esse novo ser! Lembre-se que existem diversas alterações fisiológicas, necessárias para seu corpo  garantir a sua vida e a vida do seu bebê. Hábitos de vida saudáveis e uma rede de apoio vão fazer toda a diferença nesta fase de sua vida. Conte com a ajuda de profissionais especializados no universo materno para atender suas necessidades. Uma equipe multidisciplinar vai te ajudar a prevenir, aliviar e/ou tratar os sintomas e consecutivamente a ter uma melhor qualidade de vida para curtir sua gestação de maneira leve e  saudável!

Assine a Newsletter

.

Related Posts

Como é o sexo na gravidez?

Como é o sexo na gravidez?

Já faz algum tempo que os médicos vêm desmistificando o mito de que sexo na gravidez pode machucar o bebê, e não é por menos.  O sexo durante a gestação pode ser saudável para vida da grávida e do casal, quando consentido por ambos. Entretanto, manter uma vida...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *