Como é o sexo na gravidez?

março 24, 2021

Já faz algum tempo que os médicos vêm desmistificando o mito de que sexo na gravidez pode machucar o bebê, e não é por menos.  O sexo durante a gestação pode ser saudável para vida da grávida e do casal, quando consentido por ambos. Entretanto, manter uma vida sexual ativa durante a gravidez pode ser um grande desafio devido as mudanças físicas e emocionais da gestante, e diante dos medos do marido. Será que machuca o bebe? será que pode antecipar o parto? A resposta para essas perguntas são: Não e não! O sexo nao machuca o bebe, nem vai antecipar o parto. O sexo vai proporcionar um momento íntimo de amor e união do casal, liberando endorfinas provomovendo bem-estar!

Photo by Andrea Bertozzini on Unsplash

Se você está com dúvidas sobre ter ou não relações durante a gravidez, confira a lista abaixo de mitos e verdades sobre relações sexuais durante a gestação que reuni para você a fim de esclarecer algumas das as perguntas mais comuns que as mamães de primeira viagem possam vir a ter. Espero que elas sejam úteis para facilitar a relação com o seu parceiro e te ajudem bastante nesse período especial. 

Fazer sexo durante a gravidez machuca o bebê?

Há um mito antigo que assola as mamães e papais de primeira viagem, muitos têm receio de praticar sexo por medo de machucar o bebê no útero, mas isso não passa de história. Se a mulher possui uma gravidez saudável e sem riscos, praticar sexo não machuca de forma alguma o bebê. Durante o ato sexual, com a penetração, o pênis alcança no máximo até o colo uterino, que vai estar fechadinho. Não tem como ultrapassar essa barreira, por maior que seja o “instrumento de trabalho” do seu marido. O bebe vai continuar no quentinho, protegido dentro da bolsa amniótica envolvido pelo líquido. A única mudança para a criança é que ela vai receber um monte de hormônios prazerosos durante esse momento!  

Contanto que não haja contraindicação do médico, o casal não deve interromper a prática de sexo durante a gravidez. Em caso de algum desconforto/dor durante a relação, a mulher deve recorrer ao seu obstetra  e um fisioterapeuta pélvico para uma análise mais profunda do problema. 

Sexo pode provocar parto prematuro?

Você pode sentir a barriga ficar mais dura durante ou depois da relação sexual. Fique tranquila que você não está entrando em trabalho de parto ainda! A contração é comum durante esse momento, pois o que faz o útero contrair é a ocitocina, hormônio do prazer, presente no ato sexual! Para você entrar em trabalho de parto e seu colo do útero dilatar você precisa de contrações frequentes e ritmadas. Consideramos que o trabalho de parto começa, quando você tem 3 contrações em 10 minutos, durando cada uma no mínimo 40 segundos por um período mínimo de 1 hora. 

Fazer sexo ajuda a estimular o parto, quando o bebe esta pronto para nascer, pois no espermatozoide existe uma substancia chamada prostaglandina e que ajuda a amolecer o colo uterino e estimular as contracoes! Mas novamente, não se preocupe porque você não irá entrar em trabalho de parto antes da hora. no seu corpo existe uma hormônio muito importante, a progesterona que inibe as contrações uterinas para permitir que sua gestação vá adiante! 

Depois do sexo caso voce apresente uma pequena quantidade de corrimento ammarronzado nao se preocupe. como a regiao da vagina fica mais vascularizada, durante o ato sexual microvasos podem romper e gerar esse sintoma. nao se assuste!

A libido realmente diminui?

Muitas mulheres se preocupam bastante se vão ou não sentir vontade de ter relações sexuais durante a gravidez e isso na verdade é um fator surpresa. Devido a alteração hormonal, algumas relatam maior sensibilidade e um aumento satisfatório da libido, o que de forma alguma é um problema se seu companheiro(a) também se animar! No primeiro trimestre, devido às mudanças bruscas hormonais e com a vinda dos primeiros sintomas mais intensos, muitas mulheres perdem o desejo sexual, e são tomadas por uma sonolência profunda. Já durante o segundo trimestre, a líbido tende a aumentar e isso pode ser utilizado ao seu favor. No último trimestre da gestação, muitas mulheres relatam dificuldades para fazer sexo devido ao tamanho da barriga e a falta de posições confortáveis que se tornam desanimadoras, porém esse é o momento de se reiventar e caprichar nas preliminares! Não deixe de praticar um bom sexo por preguiça, a gravidez inclusive facilita o orgasmo.

A  gravidez facilita o orgasmo?

Isso não é um mito, a gravidez realmente facilita o orgasmo. Isso acontece porque a lubrificação íntima feminina durante a gravidez tende a aumentar, assim como a irrigação dos vasos sanguíneos da vagina, proporcionando maior sensibilidade e, por consequência, mais prazer. Se o peso da barriga não está ajudando na hora H, encontre posições em que haja um maior apoio da barriga. Capriche nas preliminares, use vibradores como acessório. 

Fazer sexo na gestacao eh uma pratica muito boa! A mulher se sente desejada, fortalece o vínculo entre o casal, é um momento de inovar, de se redescobrir e testar diferentes posições. Além disso, o ato sexual massageia a “piriquita” mantendo a região bem vascularizada e auxiliando na prevenção de lacerações perineais no momento do parto. Se não causar qualquer desconforto a gestante, é possível continuar a praticar sexo até mesmo no dia do parto! Isso inclusive pode auxiliar a inibir um pouco da ansiedade da reta final  com a produção de endorfina, o hormônio do bem-estar, além da prostaglandina encontrada no espermatozóide auxiliar no amolecimento do colo uterino para estimular o início do trabalho de parto.

Quando não transar?

Em casos de ameaça de trabalho de parto prematuro o sexo é contra-indicado. Caso você apresente sangramento vivo importante contate seu obstetra. Apesar do sexo nao ser contra-indicado quando a gravidez é saudavel, é sempre importante respeitar o desejo do casal. Uma boa relação não se resume a um casal sexualmente ativo. Há diversas formas de demonstrar o amor, carinho e desejo pelo seu companheiro(a). 

A gravidez é um momento de amor, se redescubram como casal e reinventem diferentes formas de amar!

Assine a Newsletter

.

Related Posts

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *